Jornalista, profissional de serviços editoriais e escritor, Pedro Biondi formou-se em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo em 1997 pela ECA-USP e dividiu os 20 anos de carreira até aqui entre redações de veículos da grande imprensa e especializados e assessorias no poder público e na sociedade civil, ao lado de free-lances e projetos próprios.
Coordenou ou participou da elaboração de livros, materiais informativos e sites. Assessorou figuras públicas de diferentes perfis. Teve duas coberturas indicadas a prêmio nacional. Vem se dedicando a temáticas culturais, científicas, ambientais, sociais, urbanas e de direitos humanos.
Na área editorial, fez preparações de livros de ciências humanas e de arquitetura/urbanismo para a Editora Unesp e de literatura para a Alaúde. Escreveu apresentações para títulos publicados pela Ipsis e pela Baraúna, além de lançamentos independentes.
Publicou livro de contos, idealizou coletânea de literatura, participou de antologias e teve textos de ficção e poesia publicados em veículos impressos e eletrônicos, além de ter sido premiado com bolsa de criação literária. Criou e mantém o site Pedro Biondi – Lente Letra e conjuga sua produção textual e fotográfica também em perfis nas redes.
Foi coordenador adjunto de Comunicação do Conselho Federal de Psicologia (CFP) de 2016 a 2017. Atuou como editor do portal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) de 2011 a 2016, além de realizar entrevistas e coberturas especiais. Também abordou essa temática em reportagens especiais para o Jornal do SindCT, sindicato nacional do setor aeroespacial. No Ministério da Cultura (MinC), foi coordenador de conteúdo da assessoria de comunicação. Antes, integrou a equipe do Plano Nacional de Cultura e assessorou o secretário de Políticas Culturais. No período, elaborou minutas de artigos para coordenadores, secretários e ministro.
Na Agência Brasil foi editor de primeira página, coordenador de edição, e, durante cinco meses, um dos dois coordenadores interinos da redação. Realizou duas coberturas especiais, uma das quais, na Terra Indígena Kayapó, finalista do Prêmio Caixa em 2007. Coordenou, ainda, série multimídia sobre as usinas do Rio Madeira, também finalista naquele ano.
Em São Paulo, foi assessor do vereador Nabil Bonduki (PT). Acompanhou a elaboração do Plano Diretor da cidade, bem como temas de cultura, juventude e moradia.
Antes, foi repórter na Veja São Paulo, no portal Tutopia e nas revistas Pesca Esportiva e Pesca & Companhia, além do Almanaque Abril.
Produziu reportagens e entrevistas para Carta Capital, Folha de S.Paulo, Caros Amigos, Revista do Brasil, Jornal da Tarde, Fórum, Carta Maior, Mergulho, Superinteressante e Viagem & Turismo, entre outros veículos.
>> Coordenou construção de sites e diversos materiais e publicações, além de ter criado boletins informativos. Foi responsável pelo livro Cultura em Três Dimensões e pela revista Oito Anos de Cultura (dez/2010), balanço das gestões Gilberto Gil e Juca Ferreira no MinC.
Destaques no campo editorial
Oito Anos de Cultura (MinC) – produção editorial
Estou atrás de você (John Ajvide Lindqvist – Selo Tordesilhas/Ed. Alaúde) – preparação
Modernização reflexiva – (Anthony Giddens, Scott Lash e Ulrich Beck – Ed. Unesp) – preparação
Autonomia operária (Maurício Tragtenberg – Ed. Unesp) – copidesque
Pioneiros da habitação social no Brasil (Nabil Bonduki- Ed. Unesp) – copidesque
Por que aprovar o Plano Nacional de Cultura (MinC) – produção editorial
Destaques no jornalismo
Usinas no Rio Madeira: Problema ou Solução? (Agência Brasil)
Terra Invadida (Agência Brasil)
Mazzucato sugere inovação inclusiva que enfrente grandes desafios (portal do MCTI)
Música urbana (Revista dos Bancários)
Os invasores (Carta Capital)
NETmundial pede internet a serviço do desenvolvimento humano (portal do MCTI)
A lei da cidade (Problemas Brasileiros)
USP identifica nova espécie de periquito (Folha de S.Paulo)
Na marca do pênalti (Revista dos Bancários)
FMC pede engajamento de cientistas por novo desenvolvimento (portal do MCTI)