Antonio Biondi2018-06-20T02:07:57+00:00

fotoantonio

Antonio Biondi é jornalista formado pela ECA-USP em 2002 e advogado, bacharel em Direito pela USP-São Francisco. Atuou como consultor e mobilizador social no processo de migração da TV brasileira do sinal analógico para o digital como colaborador da entidade Seja Digital, de agosto de 2016 a dezembro de 2017. Foi secretário executivo do Conselho Curador da EBC em 2012 e colaborou com a equipe de comunicação do Fórum Mundial de Direitos Humanos em 2013, participando da produção de publicações impressas e eletrônicas do FMDH desde então. No Centro de Monitoramento de Agrocombustíveis da ONG Repórter Brasil, pesquisou os impactos socioambientais causados por commodities agrícolas, biodiesel e etanol. Foi repórter especial da agência Carta Maior e editor da Revista Sem Terra, tendo publicado matérias em diversos veículos, como Revista do Brasil, Revista Adusp, Carta Capital, Caros Amigos e Fórum, entre outros. Entre outubro de 2014 e dezembro de 2017, participou da edição do Jornal do SindCT (Sindicato Nacional dos Servidores Públicos do Setor Aeroespacial).

Trabalhou no UOL Esporte e no gabinete do então deputado estadual Mário Reali (PT-SP). Vencedor do prêmio CNT 2007 na categoria Internet, é um dos coordenadores do projeto O Brasil de Aloysio Biondi e integrante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social. Responsável pela coordenação da criação dos sites de Aloysio Biondi (2007), Angela Leite (2008) e Mário Reali (2004), também participou da organização de projetos especiais na internet no UOL Esporte (Copa do Mundo 2006) e na Carta Maior (Fórum Social Mundial 2011), bem como da Ciranda da Informação Independente (FSM 2003).

>> Tem larga experiência na organização e edição de livros, entre os quais os títulos Vozes da Democracia, do Intervozes; O Brasil Privatizado 2 , com textos de Aloysio Biondi, e a edição especial que juntou esse volume ao primeiro (ambos com Flamarion Maués); Democracia para Todos, do Projeto Redigir; e A Grande Viagem – Retorno à minha Vida, de Bia Biondi.

Destaques como editor

Vozes da Democracia (Imprensa Oficial)

Revista Sem Terra – edição de 25 anos do MST

O Brasil Privatizado – Edição Especial (Editora Fundação Perseu Abramo)

Destaques como repórter

Especial  SP (Quase)  Parada (Carta Maior)

Encruzilhadas de Florianópolis (UOL)