Pedro Biondi 2017-09-15T00:50:06+00:00

fotopedroJornalista, profissional de serviços editoriais e escritor, Pedro Biondi se formou em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo em 1997 pela ECA-USP e dividiu os 19 anos de carreira até aqui entre redações de veículos da grande imprensa e especializados e assessorias no poder público e na sociedade civil, ao lado de free-lances e projetos próprios.

Coordenou ou participou da elaboração de livros, materiais informativos e sites. Assessorou figuras públicas de diferentes perfis. Teve duas coberturas indicadas a prêmio nacional. É especialmente envolvido com temáticas culturais, científicas, ambientais, sociais, urbanas e de direitos humanos.

Publicou livro de contos, organizou coletânea de literatura, participou de antologias e teve textos de ficção e poesia publicados em veículos impressos e eletrônicos, além de ter sido premiado com bolsa de criação literária em edital.

Foi coordenador adjunto de Comunicação do Conselho Federal de Psicologia (CFP) de 2016 a 2017. Atuou como editor do portal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) de 2011 a 2016, além de realizar entrevistas e coberturas especiais. No Ministério da Cultura (MinC), foi coordenador de conteúdo da assessoria de comunicação. Antes, integrou a equipe do Plano Nacional de Cultura e assessorou o secretário de Políticas Culturais. No período, elaborou minutas de artigos para coordenadores, secretários e ministro.

Na Agência Brasil foi editor de primeira página, coordenador de edição, e, durante cinco meses, um dos dois coordenadores interinos da redação. Realizou duas coberturas especiais, uma das quais, na Terra Indígena Kayapó, finalista do Prêmio Caixa em 2007. Coordenou, ainda, série multimídia sobre as usinas do Rio Madeira, também finalista naquele ano.

Em São Paulo, foi assessor do vereador Nabil Bonduki (PT). Acompanhou a elaboração do Plano Diretor da cidade, bem como temas de cultura, juventude e moradia.

Antes, foi repórter na Veja São Paulo, no portal Tutopia e nas revistas Pesca Esportiva e Pesca & Companhia, além do Almanaque Abril.

Produziu reportagens e entrevistas para Carta Capital, Folha de S.Paulo, Caros Amigos, Revista do Brasil, Jornal da Tarde, Fórum, Carta Maior, Mergulho, Superinteressante e Viagem & Turismo, entre outros veículos.

>> Coordenou construção de sites e diversos materiais e publicações, além de ter criado boletins informativos. Foi responsável pelo livro Cultura em Três Dimensões e pela revista Oito Anos de Cultura (dez/2010), balanço das gestões Gilberto Gil e Juca Ferreira no MinC.

Destaques como editor

Oito Anos de Cultura (MinC)

Por que aprovar o Plano Nacional de Cultura (MinC)

Usinas do Rio Madeira: Problema ou Solução? (Agência Brasil)

Destaques como repórter

Terra invadida (Agência Brasil)

Mazzucato sugere inovação inclusiva que enfrente grandes desafios (portal do MCTI)

Música urbana (Revista dos Bancários)

Os invasores (Carta Capital)

NETmundial pede internet a serviço do desenvolvimento humano (portal do MCTI)

A lei da cidade (Problemas Brasileiros)

USP identifica nova espécie de periquito (Folha de S.Paulo)

Na marca do pênalti (Revista dos Bancários)

FMC pede engajamento de cientistas por novo desenvolvimento (portal do MCTI)

 

Visualizar perfil de Pedro Biondi no LinkedIn Visualizar perfil de Pedro Biondi