Loading...
A árvore, o nome, a imagem 2017-03-31T10:04:19+00:00

O nome jequitibá designa meia dúzia de espécies de árvores, em geral da floresta/mata atlântica, de flores claras ou vermelhas e folhas avermelhadas na primavera. Elas pertencem à família das lejequitiba_angela_leite_web1citidáceas, que inclui também a castanheira-do-pará e a sapucaia. Constam entre as maiores da flora brasileira, podendo ultrapassar 60 metros de altura, e estão ameaçadas de extinção.

O jequitibá está presente em numerosas praças Brasil afora e em manifestações culturais e históricas, como músicas, nomes de cidades e brasões. O jequitibá-rosa (Cariniana legalis), registrado em nossa logomarca, foi eleito árvore-símbolo dos estados de Espírito Santo e São Paulo.

Essa espécie é nativa da Região Sudeste e de alguns estados do Nordeste. Suas flores atraem abelhas polinizadoras e seus frutos e sementes constituem alimento para muitos bichos, notadamente macacos.

A gravura de Angela Leite aqui reproduzida retrata um exemplar de 49 metros e mais de 500 anos do Parque Estadual do Vassununga, de Santa Rita do Passa Quatro (SP). A altura dessa árvore corresponde a um prédio de mais de 15 andares e para abraçar seu tronco são necessárias dez pessoas de mãos dadas.